Sua região é

 

Confira as melhores dicas para o seu casamento, vestidos, decoração e concorra a promoções aqui no Guia de Casamento do hagah.

 

Notícias

Como usar talheres corretamente?

Aprenda e faça bonito em um jantar chique!

Usar diversos talheres à mesa é uma tradição que permanece em jantares chiques. Porém, com o corre-corre dos dias de hoje, pouca gente tem tempo para aprender como se usa corretamente todos esses utensílios. Porém, usar corretamente os talheres é uma regra de etiqueta que nunca sai de moda!

A primeira dica é preciosa e serve para aquelas ocasiões em que você não tem a menor ideia do que fazer: em uma refeição em que há diversos talheres, comece utilizando os que estão mais afastados do prato e, por último, os que estão próximos.

Para que serve cada talher

Existem duas maneiras de usar os talheres à mesa: o jeito americano ou europeu. E isso depende da forma que o almoço ou jantar for servido.

No jeito americano, você corta os alimentos com a faca na mão direita enquanto segura o garfo na mão esquerda. Ao terminar de cortar, coloque a faca no topo e na borda do prato levemente inclinada. A serra fica sempre virada para dentro do prato. Depois de cortar, você pode trocar o garfo de mão, levando-o para a direita (se for canhoto, mantenha na esquerda) e então você come o que foi cortado juntamente com as outras comidas no prato. Os dentes do garfo podem ficar virados para cima quando não for comer nada espetado por ele. Mas não se coloca comida nenhuma no garfo com a ajuda da faca. Sempre que necessitar usar a faca para cortar algo, repete-se o procedimento.

Já no jeito europeu, você corta como no jeito americano, mas continua com os talheres nas mãos e leva os alimentos diretamente à boca, com os dentes do garfo pra baixo (como ele fica quando se espeta algo e leva à boca). E mais: enquanto não estiver sendo usado, o garfo fica com os dentes pra baixo. Na hora de descansar os talheres para, por exemplo, beber algo o garfo pode ficar no lado esquerdo dentro do prato e a faca no direito ou então deixe a faca apoiada na parte de cima do prato e o garfo na parte de baixo.

Mas é importante lembrar que, uma vez que a comida for servida e você começar a usar os talheres, eles nunca mais encostam-se à mesa. Os talheres descansam sempre dentro do prato.

Para sinalizar ao garçom que você já acabou de comer, ou seja, que você está satisfeito, você deve sempre colocar o garfo e a faca juntos e alinhados no lado direito do prato, exatamente no lugar das 3h ou 4h no relógio. E os dentes do garfo podem estar pra cima ou para baixo. Já a serrinha da faca fica sempre virada para o garfo e o garfo fica sempre abaixo da faca. E os talheres que não forem usados ficam na mesa, intocados e quietinhos no lugar de origem.

Talheres para cada alimento

Saladas:
Corta-se com o garfo. Se forem folhas, se deve usar a faca e o garfo para enrolar os pedaços, fazendo uma trouxinha no garfo.

Aspargos: Come-se com garfo e os dedos. A parte da ponta que é mais dura deve ser cortada com o garfo mesmo e é com o garfo mesmo que você vai comer o essa parte do aspargo. O restante pode ser apanhado com os dedos, mas só se for tenro.

Peixes: São comidos com auxílio de talheres apropriados e, se não tiver, com o garfo comum. Nunca deve-se usar a faca comum para cortar o peixe.

Alcachofras: Quando inteira exige a mão para desfolhar. O fundo limpa-se com a faca e corta-se com o garfo.

Ostras: São degustadas com o garfo próprio, de borda cortante e de três dentes. Pega-se a ostra com a mão esquerda e com a direita usando o garfo e com a borda cortante desprega-se a ostra, pinga-se limão e leva-se a boca com o garfo. Não havendo talher apropriado, desprega-se a ostra com a faca, usando o garfo para levar a boca. Pode-se levar a casquinha da ostra até sua boca para beber o caldo.

Carnes e Aves: Comem-se com garfo e faca. Numa churrascaria rústica, ou casa de campo ao ar livre, quando são servidas costelinhas borboletas ou codornas, o certo é apanhar o pedaço com a mão e comê-las.

Compotas: Comem-se com o garfo para a fruta e a colher para calda.

Frutas: Em geral já vêm partidas. Uvas, cerejas, jabuticabas devem ser comidas com os dedos e as sementes ou caroços são colhidos com a mão fechada em forma de concha, junto a boca e depositados no prato.

Sopa: Usar sempre uma colher, mas nunca assopre o líquido na colher e muito menos no prato!

Licor ou café: Pode ser servido à mesa ou fora dela. Se for à mesa, a xícara e a colherinha vêm junto com o prato de sobremesa.

HAGAH PR

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS